Foto: Nave Orion, apresentada pela Nasa em 30 de março de 2009. A cápsula é projetada para voar com o foguete Ares I e seria mantida no novo projeto. Crédito: Nasa.
O novo modelo seria semelhante aos atuais e utilizaria um gigantesco tanque de combustível e dois foguetes de combustível sólido. Porém ao invés do ônibus espacial, o foguete carregaria dois tipos de veículo, sendo um cargueiro e uma cápsula com os astronautas.
O plano é usar a mesma cápsula tripulada Órion projetada para voar com o foguete Ares I, sendo que o único veículo totalmente novo seria nave de carga. Outra vantagem é que o Centro Espacial Kennedy não precisaria ser reformado para comportar as novas tecnologias necessárias para o lançamento do Ares. Nesta opção apenas dois astronautas iriam à Lua e não três ou quatro previsto na programação inicial.
A opção não é tão potente e moderna quanto os foguetes Ares I e V, mas ainda assim é capaz de chegar à Lua.
Longe de ser especulação, a alternativa foi apresentada pelo gerente do programa de ônibus espaciais da Nasa, John Shannon a um comitê encarregado de revisar o planejamento das viagens espaciais da agência americana.
Shannon aprovou a arquitetura dos novos modelos Ares mas tem receio quanto aos valores. "Acho que os números do custo vão nos trazer problemas”, afirmou o gerente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário