segunda-feira, 12 de outubro de 2009

LRO fotografa local de impacto de propulsor da Apollo 14


(Engenharia & Astronomia) Uma estranha cratera com cerca de 35 metros de diâmetro foi formada quando o estágio superior Saturno IVB da Apollo 14 caiu intencionalmente na Lua. A energia do impacto criou pequenos tremores que foram medidos pelos sismógrafos colocados na Lua pelos astronautas da Apollo 12 em 1969.

O interior da cratera contém pequenos morros, e uma brilhante camada de material ejetado cerca o exterior da cratera. Raios brilhantes se estendem pela superfície por mais de 1,5 km do local de impacto. Esta imagem do LROC foi tirada quando o Sol estava relativamente alto no céu, mostrando sutis diferenças na refletividade ou no brilho. Cientistas notaram esta estranha ocorrência de raios escuros e brilhantes quando a Apollo 16 observou o local.

O impacto do LCROSS na cratera Cabeus também foi usado para analisar o interior lunar. O impacto da Apollo 14 foi usado para enviar vibrações pela superfície para ajudar no estudo da estrutura interna da crosta lunar, enquanto o impacto do LCROSS foi usado para enviar destroços no espaço para que uma sonda e telescópios na superfície terrestre pudessem analisar sua composição.

A velocidade de impacto do Saturno IVB foi de 9.144 km/h. O propulsor pesava cerca de 14 toneladas no momento do impacto, e a energia liberada foi equivalente a pouco mais de 10 toneladas de TNT. Um sismógrafo colocado em 1969 pelos astronautas da Apollo 12 gravou as vibrações, que duraram por cerca de três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário