sexta-feira, 25 de março de 2011

Novo Lançamento de Dados da LROC Revela Detalhes da Bacia Orientale na Lua


(LROC / Cienctec) O quinto LROC Planetary Data System (PDS) recentemente lançado inclui imagens adquiridas entre 16 de Setembro de 2010 e 15 de Dezembro de 2010, durante a fase científica da missão. Esse lançamento inclui 69505 imagens do Experiment Data Record (EDR) totalizando 8498 Gbytes e 69528 imagens do Calibrated Data Record (CDR) totalizando 17651 Gbytes de dados.

A equipe da LROC está também montando o primeiro Reduced Data Record (RDR) que será lançado essa semana, e que representa uma culminação de muitos meses de trabalho calibrando, fazendo projeções em mapa e criando mosaicos e mapas topográficos desde as câmeras NAC e WAC. O lançamento do RDR inclui um mosaico global monocromático WAC, mosaicos NAC de 40 regiões de interesse (ROI), numerosos produtos NAC DTM, mosaicos polares norte e sul NAC, alguns exemplos WAC UV e VIS mosaicos regionais, e mais de 8000 observações polares norte e sul WAC usadas para criar filmes de cada polo com a iluminação variando com o tempo. O lançamento do RDR totaliza 8400 imagens que ocupam mais de 2 Tbytes de dados.

A imagem acima é uma projeção ortográfica do mosaico global WAC centrado na mais jovem grande bacia da Lua, a Orientale. Essa bacia tem pequena parte visível no limbo oeste da Lua quando visto da Terra. Sua existência não tinha sido confirmada até que uma sonda pudesse a 50 anos atrás registrá-la e enviar a Terra, imagens essas consideradas as primeiras imagens do lado escuro da Lua. Diferente de outras grandes bacias, a Orientale tem muito pouco material vulcânico preenchendo seu interior, desse modo a estrutura da bacia pode ser vista com facilidade. Os anéis internos e externos da bacia são particularmente óbvios - imagine se a Lua fosse rotacionada 90 graus e a bacia Orientale fosse orientada de frente para a Terra. Que tipo de mitologia iria nascer ao redor do grande olho no céu?

O novo mosaico WAC da bacia Orientale revela impressionantes detalhes na cobertura de material ejetado. É possível notar cadeias de crateras secundárias formadas à medida que grandes pedaços da Lua foram arremessados a centenas de quilômetros de distância. Esse mesmo tipo de grandes impactos também ocorreram na Terra, felizmente uma era de pesados bombardeios que terminaram a aproximadamente 3.9 bilhões de anos atrás.
----
E mais:
Levantamento Topográfico da Lua com a LROC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário