segunda-feira, 30 de maio de 2011

Material de Impacto Derretido na Cratera Thales na Lua


(LROC / Cienctec) Thales é uma jovem cratera com 32 km de diâmetro localizada nas coordenadas 61.8˚N e 50.3˚S da Lua. O interior da cratera Thales tem muitas feições diferentes incluindo terraços formados pelo deslizamento de material e pelo material derretido pelo impacto. A imagem acima ilustra a natureza dinâmica da cratera Thales, com o material derretido pelo impacto colocado no momento do impacto que então se fraturou e foi subsequentemente salpicado com pedaços de rochas provenientes do talude vizinho.

O material derretido pelo impacto é uma lava instantânea, formada quando a rocha lunar é derretida devido a tremenda energia que é liberada no momento do impacto de um bólido. Após o impacto inicial, o material derretido pode se depositar em qualquer ponto da cratera. Ele pode se represar na base do interior da cratera, se represar nos terraços, ou pode fluir para baixo pelas paredes das crateras dentro e fora do anel. Algumas vezes o material derretido é rejeitado para fora da cratera durante o impacto e aterrissa fora da cratera formando reservatórios fora do anel.

As rachaduras no material derretido pelo impacto provavelmente se formaram à medida que o material derreteu e solidificou. Com o resfriamento do material vieram mudanças no volume que poderiam ter aberto as fraturas. Ou as fraturas podem ter se formado com o tempo à medida que o interior da cratera vagarosamente mudou de forma e o material derretido pelo impacto se fraturou para compensar essa mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário