quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nasa disponibiliza informações sobre missões à Lua

No site do projeto é possível analisar dados sobre temperatura, iluminação e as imagens mais recentes da Lua



(iG) A agência espacial americana criou uma nova ferramenta interativa que incorpora observações das missões lunares do passado com as do presente, criando um dos sites de pesquisa mais abrangente da Lua até agora.

O projeto de mapeamento lunar da Nasa criou uma ferramenta online que permite que qualquer pessoa com acesso à internet possa pesquisar e ver um grande número de imagens da Lua. Os dados e as ferramentas disponíveis no site permitem acompanhar, por exemplo, como foi feito o planejamento das missões.

É possível analisar dados sobre a Lua, incluindo as imagens mais recentes da superfície lunar, e dados sobre temperatura, iluminação coletados pela sonda de reconhecimento lunar (LRO, da sigla em inglês).

A sonda, lançada em 2009, está captando informações a cerca de 50 quilômetros acima da superfície lunar. O LRO oferece mais infornações sobre o satélite da Terra do que todas as missões anteriores. O projeto também vai incluir dados obtidos em missões mais antigas como a Apollo, Lunar Orbiter, Lunar Prospector, Clementine, Kaguya (Japão) e Chandrayaan-1 (Índia).

"Ao disponibilizar estes dados ao público em geral, a Nasa pretende fornecer aos engenheiros, cientistas, educadores e estudantes um novo recurso que permitam visualizar e analisar uma infinidade de imagens lunares, não disponíveis anteriormente para um grupo tão diverso”, disse Raymond French, integrante do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário