quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um Satélite Dobrado


(LROC / Cienctec) A Lua é um lugar maravilhoso! Quem disse que devíamos temer as dobras na superfície da Lua? Na época das missões Apollo, algumas dobras com escarpas como a mostrada acima foram descobertas nas terras montanhosas da Lua. Contudo, como a cobertura era muito restrita, não se sabia se essas escarpas em forma de lobos eram comuns sobre toda a Lua, ou não. A partir de imagens de sondas como as obtidas pela câmera NAC da sonda LRO, agora nós sabemos que essas escarpas em forma de lobos são comuns em terras montanhosas como também são globalmente distribuídas pela Lua.

Esse espetacular exemplo, está localizado numa zona distante de onde as missões Apollo pousaram, em direção ao polo norte lunar nas coordenadas 74.5˚N e 146.8˚E. O fato dessas cadeias serem encontradas por toda a Lua nos diz que a crosta lunar está se contraindo. Mas como? Nós acreditamos que a Lua está se contraindo à medida que a parte uma vez seu núcleo que foi derretido está esfriando e congelando. Dessa forma, o metal líquido, toma mais espaço do que o metal sólido - assim à medida que o núcleo esfria ele se contrai. À medida que o núcleo esfria, o mando e a crosta seguem a mesma tendência. Como a crosta é quebradiça, suas falhas, e suas escarpas em forma de lobo saltam. A fantástica resolução da imagem da sonda LRO nos permite observar essas feições em pequenos detalhes. O que seriam esses pequenos pedaços de rochas localizados nas cadeias?


Fica aqui um alerta para não confundir escarpas em forma de lobos com dobras de cadeias, elas podem parecer semelhantes para olhos não treinados. Embora ambas as feições se formaram pela compressão que resulta do falhamento e de dobras, os mecanismos abaixo dessas feição são bem diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário