quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Lua é milhões de anos mais jovem do que se pensava, diz estudo

(Terra) Novas análises de uma rocha trazida da Lua em 1972 pela missão Apollo 16 sugere que o satélite natural da Terra é milhões de anos mais jovem do que se pensava anteriormente. Os cientistas ainda afirmaram que possivelmente as teorias sobre como a superfície lunar esfriou nos seus primeiros anos estão totalmente erradas. As informações são da revista especializada Science.

A teoria vigente até agora propõe que, há mais de 4,5 bilhões de ano, um corpo celeste do tamanho de Marte colidiu com a Terra e grandes volume de material derretido foi lançado ao espaço e, ao resfriar-se, se solidificou no que hoje é a Lua. Mas pesquisadores do laboratório nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, acreditam que a Lua surgiu muito tempo depois do que se pensava.

Eles utilizaram diferentes técnicas para calcular a idade da rocha lunar, medindo os níveis de metais, minerais e isótopos de samário, e estimaram que o material se resfriou e solidificou há cerca de 4,36 bilhões de anos. É a primeira vez que uma mesma rocha é analisada com diferentes técnicas de cálculo de idade. Por sua estrutura, os cientistas estão bastante seguros que a rocha se formou ao mesmo tempo que o satélite.

As novas descobertas indicam que ou a estimativa da idade da Lua estava errada em milhões de anos, ou a teoria de como ela surgiu é que estava equivocada. No segundo caso, cientistas precisarão criar novas teorias para explicar como a matéria espacial se resfria e se solidifica. A equipe seguirá estudando esta e outras pedras trazidas da Lua.
----
Matérias similares no G1, iG, Veja, Ciência Hoje, DN - Portugal, Folha, Ciência Hoje - Portugal, Hypescience e Cienctec


Nenhum comentário:

Postar um comentário