sábado, 10 de setembro de 2011

Nasa lança sondas gêmeas para estudar a Lua



(France Presse / Folha) Após adiar por duas vezes, a Nasa (agência espacial norte-americana) lançou na manhã deste sábado, na Base Aérea de Cabo Canaveral, o Laboratório de Recuperação da Gravidade e Interior (Grail, na sigla em inglês, ou Graal), que deverá estudar o interior e o campo gravitacional da Lua.

A bordo do foguete United Launch Alliance Delta 2 viajam dois satélites idênticos, projetados para revelar os altos e baixos do campo gravitacional lunar, o que dará aos cientistas pistas sobre seu interior. O custo foi de US$ 500 milhões

As sondas do laboratório devem chegar ao satélite até o fim do ano e, depois de alguns meses de manobras para entrar em órbita, terá 82 dias para estudar os polos lunares.

Fortes ventos obrigaram o adiamento da primeira tentativa de lançamento na quinta-feira.

Os cientistas esperam da missão Grail resposta a algumas incógnitas sobre o lado escuro da Lua, que os humanos jamais exploraram, e dados sobre como foram formados os outros planetas rochosos, como a Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.
----
Matérias similares no Terra (com imagens e infográfico), JB, Estadão (com fotos), G1, iG, DN - Portugal, Público - Portugal, AstroPT, Cienctec, Veja, Correio Braziliense e Hypescience


----
E mais:
GRAIL (AstroPT)
.
NASA cartografa campo gravitacional da Lua (Ciência Hoje - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário