sexta-feira, 16 de março de 2012

A Lua... de dia?!?


(Fundação Planetário) Vindo para o trabalho hoje pela manhã, não pude deixar de admirar a bela Lua no céu diurno. Quem viu, certamente achou bonito. Mas pode também ter achado estranho... como pode a Lua estar no céu durante o dia?

De fato, em nossa cultura, a Lua virou quase sinônimo de “noite”. Já perceberam que um grande banco privado batizou seus caixas 24 horas de “dia e noite”, e o símbolo é justamente um Sol e uma Lua?

Mas manhãs como a de hoje nos provam que a Lua pode sim aparecer no céu durante o dia. E isso acontece pelo simples fato de que a Lua, como um bom satélite natural que é, gira ao redor da Terra. Ao longo de um mês (aproximadamente), a Lua dá uma volta completa ao redor da Terra. Isso quer dizer que nós, que estamos na Terra, vamos ver a Lua, ao longo do mês, em diferentes direções (pois ela está dando a volta ao redor de nós!).

Em determinada época do mês (que varia mês a mês e ano a ano), a Lua vai estar do lado oposto ao do Sol. É a Lua Cheia. Se o Sol surge no horizonte por volta das 6 da manhã, a Lua, neste dia, vai nascer às 18h, aproximadamente. Mas haverá dias em que a Lua, sempre girando ao nosso redor, vai estar na mesma direção do Sol (ou em direção próxima). Nestes dias, a Lua poderá ser vista no céu junto com o Sol, ainda que por pouco tempo.

Resumindo: não há nada de estranho em vermos a Lua durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário