sexta-feira, 20 de abril de 2012

NASA recria "nascer da Terra" visto por astronautas da Apolo 8



Nascer da Terra
(Inovação Tecnológica) Usando os dados mais recentes da topografia lunar, coletados pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), a NASA recriou o primeiro nascer da Terra visto pelo homem.

Quando os tripulantes da Apolo 8 circundavam a Lua, eles mal tinham à mão algumas câmeras fotográficas.

Durante o filme (acione a tecla CC) é possível ouvir Frank Borman, William Anders e James Lovell se espantando com o nascer da Terra.

Um deles pede desesperadamente uma câmera com filme colorido para registrar o evento - naquela época as câmeras fotográficas usavam filmes, que tinham que ser posteriormente revelados.

Foi um presente de Natal, já que o evento ocorreu no dia 24 de Dezembro de 1968.

Terra do satélite
Agora, com as imagens de alta resolução da topografia da Lua, foi possível reconstruir a cena de forma bem parecida com aquela que os astronautas vivenciaram.

"Esta visualização recria para todos nós a impressionante experiência de ver a Terra de um ponto de vista tão privilegiado," comentou Rich Vondrak, cientista- chefe da missão LRO.

A Terra mostrada na visualização não é uma replicação exata daquela que os astronautas viram, mas uma sequência capturada por um satélite artificial de observações chamado Terra - o satélite não se chama Earth, mas Terra mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário