quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lua em forma de U: Anomalia celeste ou fenômeno natural comum?



(Apolo11) Não é incomum recebermos e-mails perguntando por que a Lua algumas vezes aparece em forma de U, ao invés de C ou D. O interessante é que muitos acreditam que isso seja uma anomalia recente e que alguma coisa muito estranha está acontecendo coma Lua. Mas não é bem assim.

Quando a Lua é vista em forma de U, a primeira coisa que o observador inexperiente faz é procurar na internet a esse respeito. Até aí, tudo bem. O problema é que a pesquisa quase sempre leva a sites leigos ou sem qualquer compromisso com a ciência, já que esses são maioria na internet. O resultado é uma enxurrada de informações desencontradas, algumas engraçadas, outras catastróficas.

Como a resposta correta quase nunca é encontrada, a explicação mais convincente e mirabolante é aceita. E propagada infinitamente.



Lua em forma de U
A aparência em forma de U não tem nada de anômalo. Muito pelo contrário. Ela é provocada pelo ângulo com que o Sol reflete nela em algumas épocas do ano. Só isso.

Apenas para relembrar, nós vemos a Lua à noite porque ela reflete a luz do Sol e não porque emite luz. Dessa forma, a porção iluminada está sempre apontada para o Sol. A Terra por sua vez gira ao redor do Sol, mas a inclinação do eixo faz com que os hemisférios norte e sul recebam a luz do Sol de modo diferente no inverno e no verão. É por isso que temos as estações do ano.

A inclinação do eixo da Terra é a responsável direta pelo trajeto aparente que a Lua faz no céu. Algumas vezes, esse caminho parece uma linha reta indo em direção ao horizonte. Outras vezes essa linha imaginária parece bastante inclinada. Depende apenas da época do ano.

Durante o inverno, quando a Lua está na fase crescente, a linha imaginária se parece com uma linha reta. Como o Sol está abaixo dessa linha imaginária, o resultado só pode ser um padrão em forma de U, que pode ser visto durante alguns dias, duas vezes por ano ou até mais, dependendo da latitude do observador.

Então, da próxima vez que você ver a Lua em forma de U, esqueça as anomalias inexistentes e contemple. É justamente nesse momento que a Lua nos proporciona as melhores fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário