sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Gravidade da Lua influencia sua superfície, revelam sondas da Nasa



(UOL) Duas sondas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) produziram um mapa do campo de gravidade da Lua que a agência afirma ser o mais preciso já feito de um corpo celeste. O novo mapa permite aos cientistas explorar melhor a estrutura e a composição da Lua, além de dar pistas sobre a formação de planetas rochosos no Universo.

As sondas Ebb e Flow, que orbitam o satélite natural da Terra desde setembro de 2011, mediram, também, a densidade da crosta lunar e descobriram que ela é menor do que os cientistas previam. Os resultados – que fazem parte da missão Grail – foram publicados em três estudos na prestigiada revista Science.

"Descobrimos que a espessura média da crosta da Lua fica entre 34 quilômetros e 43 quilômetros, o que é cerca de 10 quilômetros a 20 quilômetros mais fina do que se pensava", diz Mark Wieczorek, pesquisador da missão. "Com esta espessura, a composição da massa da Lua é similar à da Terra – o que suporta a tese de que ela é derivada de materiais expelidos pela Terra durante uma grande explosão que marcou o início do Sistema Solar."

Segundo Maria Zuber, chefe da missão e pesquisadora do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o campo de gravidade da Lua preserva o impacto deste bombardeio e revela evidências de “fraturas” no seu interior que se estendem da crosta até, possivelmente, o manto. Os dados obtidos pelas sondas revelaram, ainda, que algumas anomalias na gravidade influenciam diretamente a topografia do satélite, formando represas e até solidificando magma no seu subsolo.

"O que este mapa nos mostra é que, mais do que qualquer outro corpo celeste conhecido, a Lua usa seu campo de gravidade", explica Maria. "Quando vemos uma mudança significativa no campo de gravidade, podemos sincroniza-la com as alterações na superfície lunar, como crateras, riachos e montanhas."
----
Matérias similares no TerraFolha (com infográfico)VejaAstronomia On Line - Portugal e Estadão
----
E mais:
As Anomalias de Gravidade da Lua (Cienctec)
.
A Gravidade do Lado Escuro da Lua Pela Missão GRAIL (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário