sexta-feira, 31 de maio de 2013

Amostras da Lua são encontradas após 40 anos

Perdidas por mais de 40 anos, amostras da lua trazidas tanto pela Apollo 11 quanto pela Apollo 12 ressurgem e são devolvidas a NASA



(Baboo) Encontrado por Karen Nelson do Lawrence Berkley National Laboratory, o motivo pelos os quais as amostras foram parar lá são desconhecidas.

Foram um total de 20 frascos com as datas de 24 de julho de 1970 em uma jarra fechada a vácuo, em conjunto foi encontrado uma pesquisa publicada em 17 intitulada “O estudo dos compostos de carbono pelas amostras da Apollo 11 e Apollo 12”.

Supostamente, os frascos deveriam ter sido enviados de volta para a NASA após estudos feitos no laboratório. Porque isso nunca ocorreu, ninguém sabe bem ao certo.

Nelson contatou os responsáveis pelo Space Sciences Laboratory, que permitiram abrir o jarro para remover as amostras. “Eles ficaram impressionados que tínhamos as amostras”, aponta.

Das 68 gramas que haviam sido obtidas, apenas 50 gramas foram retornadas. Assim, a NASA supôs que o resto se perdeu durante testes realizados. Ryan Zeigler, da NASA, crê que foi apenas um caso de falta de comunicação entre os órgãos e não uma tentativa de roubar as amostras.

Não se sabe, porém, se essas amostras voltarão a serem estudadas ou apenas ficarão armazenadas em mais algum laboratório da NASA.

“A amostra de brecha tem poucas unidades disponíveis então há uma grande chance que esse material possa ser usado no futuro”, completa Zeigler.
----
Matéria similar na Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário