segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Após resolver falha, sonda espacial da Nasa se encaminha para a Lua

Sonda Ladee vai analisar gases que envolvem a superfície lunar. Foguete com equipamento decolou na madrugada deste sábado (7).


(Reuters/G1) Engenheiros resolveram neste domingo (8) uma pequena falha detectada na nova sonda lunar robótica da Agência espacial americana (Nasa), que partiu na madrugada deste sábado (7), hora de Brasília, para a primeira etapa de uma viagem de 30 dias para a lua.

Pouco depois da Lunar Atmosphere and Dust Environment Explore (Ladee) se separar do veículo de lançamento Minotauro 5, o sistema de posicionamento do equipamento foi encerrado por suspeita de pane elétrica.

Engenheiros rapidamente determinaram que não havia problema com as rodas de reação, necessárias para orientar e estabilizar a nave espacial. Em vez disso, a falha envolveu um sistema de proteção de rodas.

A Ladee decolou a bordo do foguete Minotauro 5, que estava fazendo seu voo de estreia do porto espacial da Nasa em Wallops Island, Virgínia.

A principal missão da Ladee é analisar a casca fina de gases envolvendo a superfície lunar, uma tênue atmosfera conhecida como exosfera. Ela também irá procurar por sinais de que a poeira lunar subindo para fora da superfície.
----
Matéria similar no Yahoo
----
E mais:
Nasa lança sonda que estudará o crepúsculo lunar (G1), com matérias similares no TerraExameUOLFolhaBabooVejaO Globo e DN - Portugal
.
Sonda da Nasa vai a Lua e testar comunicação a laser (Inovação Tecnológica)
.
Desvendando fenômenos lunares (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário