quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vídeo em alta resolução mostra lado oculto da Lua

Em apenas 24 segundos, é possível ver o satélite natural da Terra girar de um jeito nunca visto



(Exame) Um grupo de físicos fez um vídeo de alta resolução para mostrar a rotação da Lua. Em apenas 24 segundos, é possível ver o satélite natural da Terra girar de um jeito nunca visto, já que a gravidade faz com que a Lua exiba para a Terra sempre o mesmo lado.

Enquanto a Lua dá uma volta ao redor de si mesma, também faz uma volta ao redor da Terra. Isso faz com que o planeta tenha sempre a visão do mesmo lado da Lua. Existe, portanto, um lado oculto da perspectiva de quem observa o satélite da Terra, mas visível para a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

Os pesquisadores combinaram imagens detalhadas da sonda LRO para fazer o vídeo, que começa com uma visão tradicional da Lua. Mas, rapidamente, é possível ver a Mare Orientale, uma cratera de centro escuro e difícil de ver da Terra.

O vídeo representa um mês lunar condensado em 24 segundos. Fica claro que o lado da Lua virado para a Terra tem uma abundância de locais escuros. Já o lado oculto da Lua é dominado por terras altas e brilhantes.

Esse mosaico fornece uma imagem da lua em rotação mais precisa do que qualquer outra já vista. Veja o vídeo abaixo:


----
Matérias similares no Física na Veia e Eternos Aprendizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário