terça-feira, 29 de outubro de 2013

Internet na Lua? Sim, a NASA conseguiu e com picos de 622 Mbps



(Canaltech) Se formos levar em conta a velocidade de internet em alguns países, incluindo o Brasil, já está mais vantajoso ir até a Lua para conseguir altos picos de conexão. Isso porque a NASA quebrou seu recorde de transmissão de dados com o satélite natural da Terra ao atingir 622 Mbps.

De acordo com o The Verge, a agência espacial norte-americana usou lasers em vez de ondas de rádio limitadas para conseguir conectar sua estação terrestre no Novo México a uma base espacial que orbita ao redor da Lua, a 380 mil quilômetros de distância. Também foi possível fazer upload de dados sem erros para a espaçonave de exploração lunar LADEE, a uma taxa de 20 Mbps.

Todos os testes fazem parte de uma nova tecnologia da NASA, chamada LLCD (Demonstração de Comunicação Lunar via Laser, em tradução livre). A agência já havia usado técnicas parecidas, mas sem resultados tão significativos. Este ano, por exemplo, uma imagem da Mona Lisa foi enviada ao espaço a uma velocidade de apenas 300 bits por segundo.

"Estamos entusiasmados com os resultados da demonstração, e seguimos confiantes de que estamos no caminho certo para torná-la um serviço operacional em breve", explica Badri Younes, da NASA. O LLCD, como explica o pesquisador, é ainda um conceito que precisa de mais testes e aprimoramento.
Agora você sabe que, se um dia você for à Lua, internet com boa conexão é o que não vai faltar lá.
----
Matéria similar no Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário