segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

China celebra com fotografias o 'êxito total' da missão lunar

Veículo teleguiado e módulo de pouso da sonda tiraram fotos um do outro. Agência anunciou lançamento em 2017 da 5ª missão lunar chinesa.



(AFP/G1) A China celebrou nesta segunda-feira (16) o "êxito total" da sonda espacial Chang'e-3, com a divulgação pela imprensa oficial das primeiras fotografias feitas na Lua pelo "Coelho de jade", o veículo de exploração teleguiado.

O "Coelho de jade", com a bandeira chinesa, ativou os painéis solares com os quais obtém energia e deu os primeiros passos na Baía do Arco-Íris, na superfície lunar.

O veículo fez uma fotografia do módulo de pouso da Chang'e-3, dotado de quatro pés, que chegou no sábado ao satélite natural da Terra. O módulo de pouso, por sua vez, fez uma foto do veículo teleguiado, que recebeu o nome em homenagem à mitologia chinesa.

"O alcance da missão lunar vai além de tudo o que podemos imaginar", afirma o jornal China Daily em um editorial com o título "Fantástica missão lunar".

"Com o rápido aumento da população mundial e o esgotamento de vários recursos, os avanços na exploração espacial e o uso pacífico dos recursos da Lua ou Marte poderiam ser uma opção para a humanidade em um futuro próximo", completa o jornal.

No domingo à noite, o presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang visitaram o centro de controle espacial de Pequim, onde foi anunciado formalmente o "êxito total" da missão Chang'e-3.

A agência oficial Xinhua anunciou nesta segunda-feira o lançamento em 2017 da Chang'e-5, a quinta missão lunar do país. Em 2015 já está programado o lançamento da missão Chang'e-4.
----
Matérias similares no Terra (com infográfico)ExameUOLYahoo e Correio Braziliense
----
E mais:
Sonda chinesa e robô móvel tiram fotos mútuas de atividade na Lua (Terra), com matéria similar no Mensageiro Sideral - Folha
.
Com robô na lua, China reafirma papel geopolítico na terra (UOL)
.
10 Strange Secrets Of The Moon (Lisverse - em inglês)
.
Corrida espacial entre Rússia e China? (Astropolítica)
.
China na Lua: solo vermelho e as fotos das missões Apollo (Apolo11)
.
A corrida espacial está de volta? (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário