quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Japoneses querem instalar painéis solares na Lua para gerar energia para a Terra


(Super) Uma das maiores preocupações dos cientistas é descobrir como vamos produzir energia suficiente para as cidades no futuro. Pensando nisso, uma empresa japonesa está planejando uma solução inusitada: construir um anel ao redor da Lua feito de painéis solares, que captariam energia do Sol e enviariam para a Terra na forma de micro-ondas e feixes de lasers.

A construção do projeto “Luna Ring” será dividida em duas partes. Além do cinturão de painéis solares, que terá cerca de 11 mil quilômetros de extensão, coletores da energia precisarão ser instalados ao redor da Terra. Obviamente, os planos são bem…ousados. E fica melhor: para conseguir completar a etapa da construção na Lua, a empresa usaria uma frota de robôs, que seriam enviados para lá junto com os materiais necessários para a empreitada.

Depois de instalado, o anel de células solares utilizaria a rotação axial da Lua. Seguindo essa lógica, as células que estivessem de frente para o Sol armazenariam a energia coletada até o momento em que elas se voltassem para a Terra. Ao “encarar” o planeta, grandes feixes de laser e de micro-ondas transmitiriam a energia para as estações na Terra.

O vídeo abaixo apresenta o projeto:


----
E mais:
Mais uma da Lua (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário