segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sonda da Nasa se choca com a Lua

Queda de equipamento, lançado para colher dados sobre a atmosfera do satélite e a poeira levantada da superfície, foi planejada


(O Globo) Depois de pouco mais de sete meses no espaço, a sonda da Nasa Ladee (sigla em inglês para “explorador do ambiente atmosférico e de poeira lunar”) se chocou na madrugada desta sexta-feira contra a Lua, três dias antes do inicialmente previsto. Lançada em setembro de 2013, a Ladee já tinha completado sua missão primária, colher dados sobre a estrutura e composição da tênue atmosfera do satélite e a poeira levantada de sua superfície, no mês passado, e, desde então, os cientistas da agência espacial americana vinham reduzindo a altitude de sua órbita em busca de mais detalhes sobre o tema.

No último dia 11, os controladores da missão no Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, realizaram a última manobra de mudança de altitude da sonda, levando-a a sobrevoar a Lua a apenas 3,2 quilômetros de sua superfície. Nesta segunda fase da missão, um dos maiores desafios era saber se a Ladee sobreviveria ao longo eclipse lunar da madrugada da última terça-feira, já que ele bloqueou a luz solar usada para fornecer energia, carregar as baterias e aquecer a sonda, o que acabou acontecendo. Mas a manobra também pôs a Ladee já em uma trajetória descendente que a levou cada vez mais perto das paredes das crateras e montanhas da Lua, contra uma das quais provavelmente colidiu nesta madrugada.
----
Matérias similares na FolhaUOLInovação TecnológicaVoz da Rússia e AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário