sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lua e Terra são 60 milhões de anos mais velhas, diz estudo

Cientistas da Universidade de Lorraine, na França, recalcularam a data da colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, que originou a Lua




(Terra) Um grupo de cientistas afirmou que a Lua e a Terra são 60 milhões de anos mais velhas do que as estimativas anteriores apontavam. De acordo com os autores do estudo, a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, que originou a Lua, ocorreu muito antes do calculado. As informações são do site Circa.

Segundo estudos anteriores, o satélite natural terrestre teve origem há 4,47 bilhões de anos. De acordo com a teoria, um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra e os corpos resultantes do impacto se uniram, aos poucos, para gerar a Lua. Outros resquícios da colisão tornaram-se quartzos e caíram sobre a superfície do nosso planeta.

No entanto, cientistas da Universidade de Lorraine, na França, analisaram o gás xenônio, encontrado em quartzos da África do Sul e Austrália para recalcular a data do impacto. De acordo com as pesquisas, o gás possui 60 milhões de anos a mais que o calculado anteriormente.

As conclusões afetam não só a idade da Lua como a da Terra. Pelas estimativas anteriores, o nosso planeta teria se formado 100 milhões de anos depois do Sistema Solar. Agora, supõe-se que ele se originou 40 milhões de anos depois do Sistema Solar.
----
E mais:
Cientistas encontram evidência do objeto que gerou nossa lua (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário