quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Rússia planeja criar observatório astrométrico na Lua


(Voz da Rússia/Vermelho) A Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos, planeja criar um observatório astrométrico na Lua. O acordo sobre o desenvolvimento conjunto desse projeto foi assinado esta quarta-feira pelo chefe da agência espacial, Oleg Ostapenko, e pelo reitor da Universidade Federal de Kazan, Ilshat Gafurov, declarou à Itar-Tass o serviço de imprensa do departamento.

A Roscosmos e a Universidade Federal de Kazan também concordaram em cooperar no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias para a indústria espacial, na exploração do espaço e no treinamento de funcionários.

"De acordo com o documento, os peritos da Universidade irão realizar, com apoio da Roscosmos, pesquisas no domínio da análise dos efeitos de fatores espaciais. Especificamente, os pesquisadores irão estudar o efeito da radiação cósmica sobre o genoma de microrganismos na EEI, sobre o genoma de astronautas, irão desenvolver métodos de adaptação à microgravidade e readaptação", informou o serviço de imprensa da Roscosmos.
----
E mais:
Rússia prevê bases lunares num futuro próximo (Astropolítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário