quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Nasa acreditava que interior dos Estados Unidos estava cheio de pedaços da lua

Pedras terrestres foram confundidas com meteoritos lunares na década de 1960


(Galileu) Durante o ano de 1964, uma iniciativa da Nasa chamada Project Moon Harvest foi criada para incentivar moradores do interior de Iowa a cavarem em busca de pedras lunares. Por meio do auxílio de crianças e fazendeiros, a meta da agência espacial era reunir os meteoritos do satélite natural que estavam na Terra.

A antiga crença popular dizia que as Tektites (um tipo de vidro formado naturalmente) eram pedras lunares. Na época, a revista Air & Space afirmou que as pessoas acreditavam que essas formações “explodiam” da lua e vinham direto do espaço para o nosso planeta.

Contudo, nenhuma dessas alegações foi identificada – hoje, os cientistas da Nasa acreditam que ninguém costumava “checar” as pedras pois queriam acreditar que eram formações lunares. Dizem que os funcionários da agência espacial, na época, “vendiam” nas escolas uma ideia muito tentadora: “Você pode ser a primeira pessoa a achar um pedaço da lua!”.

No final das contas, as pedras encontradas por essas pessoas não passavam de pedras terrestres que tinham sido “ejetadas” para a atmosfera. Isso pode ter acontecido com a chegada dos meteoros no planeta ou por erupções vulcânicas, por exemplo. As pedras lunares só foram encontradas no planeta em 1979, na Antártida, bem longe do estado americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário