Empresa americana receberá cerca de 50 milhões de dólares para colocar uma sonda e um jipe no satélite natural da Terra
(Veja) A SpaceX, empresa de foguetes do empresário sul-africano Elon Musk, vendeu seu primeiro voo à Lua. A compradora foi a americana Astrobotic Technology, que agendou a alunissagem de um jipe e uma sonda até o fim de 2013. O contrato, anunciado no domingo (8), reserva um foguete Falcon 9, o mesmo contratado pela Nasa para levar suprimentos à estação espacial internacional e, futuramente, tripulantes.
O foguete da SpaceX precisará de poucos ajustes para alcançar a órbita lunar. "O Falcon 9 consegue alcançar a Lua, Marte e além. A carga útil até a Lua é cerca de três toneladas e até Marte, duas. Isso quer dizer que o nosso foguete poderia ter lançado os jipes Spirit e Opportunity em um único voo", disse Musk em um email enviado ao site da rede americana Discovery. Os jipes da Nasa foram enviados em dois foguetes diferentes.
Competição - A Astrobotic Technology é uma das 21 equipes competindo pelos 32 milhões de dólares oferecidos pelo Google e a Space Florida, uma agência estatal americana. O prêmio, chamado Google Lunar X Prize, oferece 20 milhões para a primeira equipe a alunizar um jipe até 31 de dezembro de 2015, percorrer meio quilômetro e transmitir imagens e vídeo em alta definição da Lua para a Terra. O prêmio cai para 15 milhões se uma agência estatal chegar lá primeiro. Ainda há uma série de outros prêmios para conquistas menores, como 4 milhões de dólares para quem achar água na Lua.
Os termos do contrato não foram divulgados pela SpaceX, mas o próprio site da empresa informa que as taxas de lançamento do foguete Falcon 9 variam entre 49,9 e 56 milhões de dólares, dependendo da massa, carga útil e destino. A empresa oferece 10% de desconto para participantes da competição Google Lunar X Prize.
----
Matéria similar no Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário