Missão 'Chang'e-3' decolou por volta das 15h30 deste domingo. Equipamento batizado de 'Coelho de Jade' pesa 120 kg.
(G1) A China lançou neste domingo (1º) sua primeira sonda espacial destinada a pousar na Lua, segundo as agências de notícias France Presse, EFE e a televisão estatal chinesa.
A missão, batizada de “Chang’e-3” decolou às 15h30 da base de satélites Xichang, na província de Sichuan. A bordo do foguete Long March 3B está o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade".
Com o lançamento, a China quer realizar seu primeiro pouso na Lua, após os sucessos das missões precedentes com duas sondas lunares.
As sondas Chang'e-1 (outubro de 2007) e Chang'e-2 (outubro de 2010) permitiram realizar observações detalhadas em órbita da Lua.
O novo equipamento tem painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.
O veículo, de 120 quilos, pousará na Baía do Arco Íris, um território inexplorado do satélite, onde as condições são favoráveis para a comunicação com a Terra e a exposição ao Sol.
A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.
Poderio espacial chinês
A conquista do espaço é percebida na China, que investe bilhões de dólares ao setor, como o símbolo do novo poder do país e das ambições do Partido Comunista (PCC) no poder.
As autoridades têm planos ambiciosos, como criar uma estação espacial permanente em 2020 e eventualmente enviar um ser humano à Lua, mas sua tecnologia atualmente carece da precisão que Rússia e Estados Unidos têm.
----
Matérias similares no Terra, Mensageiro Sideral - Folha, Astronomia On Line - Portugal e Inovação Tecnológica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário