Pouso controlado foi o primeiro desde 1976. Ela leva um equipamento de exploração teleguiado.
(G1) A sonda não tripulada chinesa Chang’e 3 pousou neste sábado (14) na cratera lunar Sinus Iridum,
anunciou a agência estatal chinesa Xinhua. O pouso controlado foi o primeiro desde 1976. Com a aterrissagem, a China se torna o terceiro país a conseguir pousar uma nave na lua, junto a Estados Unidos e União Soviética.
O nome da sonda foi inspirado em uma deusa lunar tradicional na mitologia chinesa. A espaçonave carrega
A Chang E3, lançado da base aérea de Xichang no último dia 2 de dezembro, e que orbitava a uma velocidade de 1,7 quilômetros por segundo, começou a desacelerar quando se encontrava a 15 quilômetros da superfície lunar e pousou com sucesso às 11h12 (de Brasília).
A bordo do foguete Long March 3B está o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade". O novo equipamento tem painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.
A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.
----
Matérias similares no Terra, Exame, UOL, Folha (com infográfico), Inovação Tecnológica, Yahoo, Público - Portugal, R7, Veja, O Globo, iG e Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1
----
E mais:
China divulga primeiras imagens feitas por sonda após pouso na lua (G1), com matérias similares no UOL, Mensageiro Sideral- Folha, O Globo e Veja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário