sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Superlua!

(Fundação Planetário) O leitor interessado por Astronomia deve ter visto por aí algumas referências à Superlua (em particular, que em 2014 teremos CINCO destes fenômenos). Há que se ter cuidado com isso, pois afinal, a definição de Superlua não é algo astronômico.

O termo em si foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, para designar uma Lua Cheia ou uma Lua Nova que ocorresse próxima do perigeu. Perigeu é o termo técnico que designa o ponto em sua órbita onde a Lua estará mais próxima da Terra (não custa lembrar que a órbita da Lua é uma elipse e, portanto, ela se aproxima e se afasta da Terra regularmente. O ponto de máxima aproximação é o perigeu, e o de mínima é o apogeu).

Em resumo, segundo a definição de Nolle, a Superlua acontece quando Sol, Terra e Lua estão alinhados (Lua Cheia ou Lua Nova) e a Lua está na máxima aproximação da Terra. As repercussões astrológicas causadas por este fenômeno ficam a cargo de Nolle e dos astrólogos…

Astronomicamente falando, é fato que a cada 28 dias, aproximadamente, a Lua passa pelo perigeu (máxima aproximação) e pelo apogeu (máximo afastamento). No meu entendimento, deveríamos chamar de “Superlua” (assim mesmo, entre aspas) apenas quando isso acontece na Lua Cheia. Por estar mais próxima da Terra, a Lua Cheia nos parecerá um pouco maior (a diferença é sutil e só pode ser percebida de fato se compararmos imagens de meses distintos…). Usando esta minha “definição”, teremos uma Superlua nos dias 12 de julho, 10 de agosto e 8 de setembro deste ano.

Mas respeitemos a definição original de Nolle. A Lua Nova no perigeu (ou bem próxima a ele) acontece duas vezes seguidas agora em janeiro! Uma já aconteceu, no dia primeiro. A outra, será no dia 30! É claro que nada veremos, pois a Lua Nova não pode ser observada…

E, fato curioso, se entre uma Lua Nova e outra há a Lua Cheia, e entre um perigeu e outro há o apogeu, em janeiro (dia 15, para sermos mais exatos) acontecerá o que alguns chamam de Microlua (a Lua Cheia no apogeu).

Super, Micro ou simplesmente Lua, vale a observação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário