quarta-feira, 15 de julho de 2009

LRO irá fotografar o local de pouso da Apollo 11

(Engenharia & Astronomia) A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA está se preparando para fotografar o local de pouso da Apollo 11 – o local onde o homem pisou na Lua pela primeira vez 40 anos atrás.

O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) já está trabalhando e usando sua câmera, chamada de LROC.

A Águia Pousada
Um dos grandes itens que deve ser fácil de ver é o estágio de descida do módulo Eagle da Apollo 11, deixado para trás quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin decolaram da Base da Tranquilidade.

Para o local de pouso da Apollo 11, “você definitivamente irá ver essa coisa quadrada na superfície,” diz o Principal Investigador do LROC, Mark Robinson da Universidade do Estado do Arizona em Tempe. Com o Sol baixo, é provável que as pernas do módulo irão lançar sombras.

“Será óbvio que o estágio de descida está sentado lá,” diz Robinson.

Os estágios de descida de outras missões Apollo devem estar visíveis também. E o orbitador irá procurar por Pacotes de Experimentos da Superfície Lunar da Apollo (ALSEP) – um conjunto de instrumentos científicos colocados na Lua pelos astronautas da Apollo.

“Eu sei que nós iremos ver os estágios de descida… e eu sei que nós iremos encontrar os ALSEPs,” diz Robinson. “Você irá ver coisas sentadas na superfície.” Solo Lunar escavado e os rastros de três rovers lunares usados durante o programa Apollo também devem ser visíveis.

Arqueólogos lunares, interessados em tornar o local de pouso da Apollo 11 um Ponto de Referência Histórico, esperam que as fotos planejadas irão responder algumas perguntas: Qual é a condição da Base da Tranquilidade após 40 anos? A bandeira americana foi derrubada pelo módulo de subida do Eagle e agora está um esqueleto branco? Quais são os efeitos relativos de longo prazo do ambiente lunar em artefatos humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário