sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sonda envia fotografias de pontos de pouso das missões Apollo

Lunar Reconnaissance Orbiter capturou imagens entre 11 e 15 de julho. Missão do LRO é servir de batedor para futuras missões de exploração.

Os pontos indicam localizações de pouso e de atividades das missões Apollo, fotografadas pela sonda LRO (Foto: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University)


(G1) A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) transmitiu uma série de fotografias dos locais de pouso de 5 das 6 naves Apollo na Lua. Os registros das localizações das missões foram feitos entre 11 e 15 de julho. Imagens dos rastros deixados pela Apollo 12 devem ser obtidas nas próximas semanas, informou a Nasa.

A agência espacial americana informou que uma nova fornada de fotos, na próxima órbita do LRO, terá resolução duas a três vezes superior.

As fotos servem para lembrar os antigos feitos da Nasa, mas o foco principal dos trabalhos do LRO é servir como “batedor” de futuras missões. Com informações detalhadas, será possível identificar pontos seguros de lunissagem e tentar descobrir recursos naturais que ajudem a sustentar missões.

“As imagens não apenas revelam as grandes conquistas da Apollo, mas mostram que a exploração lunar continua”, afirmou Richard Vondrak, membro do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa. “Elas demonstram como o LRO será empregado para identificar os melhores destinos para as próximas jornadas à Lua.”

Detalhes de rastros deixados pela Apollo 14 (Foto: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University)

Nenhum comentário:

Postar um comentário