segunda-feira, 13 de julho de 2009

Uma lua a 40 mãos

Quarenta países se uniram para formar um grande mosaico da lua. O representante do Brasil foi a Estação Astronômica PieGise, de Juazeiro do Norte. O projeto faz parte das comemorações dos 40 anos da chegada do homem na lua.


(O Povo) Um mosaico da lua com imagens enviadas por 40 países. Esta foi a proposta pelo Comitê de astronomia da Ilha de Malta, localizada no Mar Mediterrâneo (ao sul da Itália). A meta era formar uma grande imagem de 1,25metros da lua cheia com fotos feitas entre os dias 9 de maio e 7 de junho. No Brasil, a imagem ficou sob a responsabilidade da Estação Astronômica PieGise, de Juazeiro do Norte.

O projeto “The Moon for All Mankind” faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia (celebrado em 2009) e foi lançado pelo Comitê de Malta para lembrar o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua e os 400 anos da primeira utilização da luneta por Galileu Gallilei.

Segundo o astrônomo Valmir Morais, proprietário da estação em Juazeiro do Norte foi atribuída a tarefa de fotografar a seção lunar 40, uma área situada nas proximidades da cratera Tycho que tem 86 km diâmetro e uma profundidade que chega a 4.800 metros.

“Muitos observatórios tentaram obter as imagens, mas alguns, por causa das condições meteorológicas, não conseguiram bons resultados” explicou ele. No caso de Juazeiro do Norte, de acordo com Valmir, devido a estação chuvosa, foi preciso tirar fotos alguns dias antes e depois das datas fixadas pelo comitê. “Foram obtidas duas mil imagens. Depois, através de softwares, chegamos a 1.616”, lembra Valmir.

Uma das informações interessantes sobre o projeto é que nem todos os países mandaram fotos recentes. A Itália, por exemplo, enviou imagens feitas há 400 anos pelo próprio Galileu Galilei. Outro dado curioso é que a fonte usada pelos organizadores é a mesma da placa fixada na lua pelos astronautas da Apollo 11, em 1969, que trazia uma mensagem de paz (“Here men from the planet earth first set foot upon the moon. We came in peace for all mankind” – Aqui, homens do planeta terra pisaram pela primeira vez na lua. Viemos em paz em nome de toda a humanidade). Mais informações sobre o projeto estão no site: http://iya2009malta.page.tl/The-moon-for-all-mankind.htm

Segundo Valmir Morais existem cinco pontos de observação astronômica no Ceará. Além do principal, em Fortaleza, há observatórios em Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte – esta última, sede da estação PieGise. O local, mantido sem apoio de instituições públicas, é aberto ao público e se destina a divulgar a Astronomia entre a população.

Em maio último, a estação se filiou à organização Astronomers Without Borders (Astrônomos Sem Fronteira), uma Organização Não Governamental (ONG) com 166 filiados em todo o mundo, sendo 12 do Brasil, que se dedica a promover o compartilhamento de recursos e informações relacionadas à Astronomia. Além desse projeto, a estação também integra outros projetos mundiais. Mais informações podem ser obtidas no endereço:

Visitas podem ser agendadas através do telefone (88) 3511-2738. O endereço é rua São Luís, 492, bairro São Miguel, Juazeiro do Norte.
> Dos 48 países convidados, 40 contribuíram com as imagens-um país para cada ano que passou desde que a Apollo 11 pousou na lua!
> O tipo de letra utilizado no projeto é o mesmo tipo da placa fixada no módulo lunar Eagle, da Apollo 11
> A imagem celebra também: - a primeira nave espacial a alcançar a superfície da Lua: a Luna 2, do programa Luna da antiga União Soviética. Fato ocorrido no dia 14 de setembro de 1959.
> O projeto Apollo, que culminou na aterrissagem lunar, da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, seguido por outros cinco desembarques.
> Os outros países que lançaram naves espaciais à Lua: Europa (representante), Japão, China e Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário