quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Água Lunar Parece Um Pouco Salgada


(USA Today / Cienctec) A sonda NASA Lunar Crater Observing and Sensing Satellite (LCROSS) se chocou com a cratera Cabeus no polo sul lunar no dia 9 de Outubro de 2009. A colisão levantou e tronou visível aproximadamente 660 libras de água congelada que estava no fundo da cratera, de acordo com a equipe da LCROSS.

Ela também adicionou aproximadamente 3.3 libras de sódio, um dos elementos do sal (cloreto de sódio), a pluma de água, relatou o líder da equipe, R. M Killen do Goddard Spaceflight Center da NASA em Greenbelt, Md. Na revista Geophysical Research Letters a equipe relatou observações feitas com o telescópio McMath-Pierce no Arizona que revelaram um espectro químico dessa pluma.

“Análises futuras são necessárias para determinar a origem do sódio e da água nos polos lunares”, disseram os autores, mas eles suspeitam que o sódio estava quimicamente misturado com outros elementos voláteis no gelo de água da cratera e se liberou como sódio livre somente quando a temperatura atingiu 1832 graus Fahrenheit devido ao impacto da sonda LCROSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário