sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Mare Ingenii e Os Redemoinhos Lunares


(LROC / Cienctec) O Mare Ingenii é um dos poucos mares de basaltos localizados no lado oculto da Lua. O que faz ainda o Mare Ingenii mais único é que ele contém uma das feições mais raras e estranhas da geologia lunar: os redemoinhos lunares.

Os redemoinhos lunares são marcas brilhantes encontradas tanto nas porções de mares como nas terras montanhosas da Lua. Eles aparecem como redemoinhos e pedaços com albedo alto. Eles não possuem topografia, à medida que eles têm uma natureza superficial. Os redemoinhos variam em tamanho desde metros até dezenas de quilômetros. Os redemoinhos lunares são normalmente encontrados nas regiões exatamente antípodas a jovens e imensas bacias de impacto, como a Orientale, a Imbrium e a Crisium, mas também são encontrados dentro de grandes bacias no Mare Ingenii próximo à Cratera Airy e no Mare Moscoviense. Eles são acompanhados por anomalias magnéticas relativamente altas, que são surpresas para corpos planetários que não têm e nem nunca tiveram um núcleo ativo de dínamo, que é o responsável por gerar campos magnéticos. As formas dos redemoinhos dão as pistas para a sua origem magnética.

A imagem abaixo contém um local que poderia ser proposto como local de pouso no Mare Ingenii. O local é encontrado ao longo da variação do albedo desde brilhante até terrenos bem escuros dentro de um redemoinho lunar bem grande.

Três modelos têm sido sugeridos para explicar a formação dos redemoinhos lunares: (1) a deflexão do vento solar pelo campo magnético local; (2) impacto de cometas ou (3) muitos impactos de meteoroides. A deflexão do vento solar pelos campos magnéticos locais pode proteger as rochas abaixo e o solo do intemperismo espacial, deixando desse modo os redemoinhos com um albedo alto. Impactos recentes de cometas podem fazer com que o albedo seja alto nos redemoinhos pelo fato de escovar a superfície do solo e expor o material mais novo e mais brilhante que está abaixo. A grande quantidade de impactos de meteoroides é uma variação do modelo de impacto dos cometas, onde o núcleo cometário é fragmentado em uma grande quantidade de objetos menores pelas forças gravitacionais solares e terrestres antes deles se chocarem com a superfície. Durante o tempo imediatamente após o impacto a colisão entre partículas na nuvem de detritos e das partículas do solo ejetado colidem umas com as outras formando feições de redemoinhos curvilíneos.

Enviar astronautas até os redemoinhos do Mare Ingenii ofereceria uma excelente oportunidade para se entender a natureza das anomalias magnéticas lunares e sobre os mecanismos do intemperismo espacial. Amostras do material dos mares do lado escuro da Lua poderiam ser usadas para datação radiométrica e para análise de suas características petrológicas e mineralógicas. Essa caracterização dos mares de basaltos do lado escuro da Lua e da Bacia do Polo sul Aitken é importante para entender a formação e a evolução da Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário