Com imagem, é possível determinar os graus de inclinação de todos os principais terrenos geológicos da Lua em alta resolução, além de planejar melhor futuras missões ao satélite
(BBC/Estadão) A Nasa (agência espacial americana) divulgou o mais preciso mapa da superfície da Lua já feito.
O mapa foi produzido usando informações enviadas pela nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, ou Orbitador de Reconhecimento Lunar, em português), lançada em junho de 2009.
As imagens revelam depressões e elevações em quase toda a Lua. Um pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol.
"Nossa nova visão topográfica da Lua fornece os dados que os cientistas lunares esperavam desde a era das missões Apollo", disse Mark Robinson, cientista-chefe da câmera da LRO.
Com o mapa, segundo Robinson, é possível determinar os graus de inclinação de todos os principais terrenos geológicos da Lua em uma escala de 100 m, além de determinar como a crosta lunar foi deformada, entender melhor a mecânica das crateras geradas por impactos e planejar melhor futuras missões à Lua, tripuladas ou não.
Dois instrumentos foram usados para produzir o mapa: a câmera com lente grande-angular e um altímetro a laser.
A nave LRO foi lançada à órbita lunar carregando seis instrumentos projetados para coletar informações detalhadas sobre o ambiente do satélite natural da Terra.
----
Matérias similares na Folha, Terra, G1, iG, UOL, R7, AstroPT, Público - Portugal, Veja, Yahoo, Inovação Tecnológica e Hypescience
----
E mais:
O Colorido Lado Oculto da Lua (Cienctec)
.
Um sobrevoo em três dimensões pela Lua (Cesar Baima - O Globo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário