segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sondas da Nasa entram na órbita da Lua para estudar interior do satélite

Missão Grail deve durar 82 dias, mas pode ser prorrogada. As duas naves vão fornecer dados sobre a composição interna lunar.





















(Reuters/G1) Duas sondas da Nasa entraram na órbita da Lua neste domingo (1º), preparando uma inédita missão de mapeamento do interior do satélite.

As sondas gêmeas do Laboratório de Recuperação da Gravidade e Interior (Grail, na sigla em inglês, que também significa "graal") viajaram quase 4,2 milhões de quilômetros até entrar na órbita lunar, no sábado e domingo.

Ao longo dos próximos dois meses, suas órbitas, a 55 quilômetros de altura, serão ajustadas para que, voando sobre a Lua, as sondas possam reagir a mínimas alterações na gravidade. Esses dados permitirão que os cientistas identifiquem a composição do interior lunar.

"Estourem o espumante e brindem à Lua", escreveu a Nasa pelo Twitter depois de a primeira sonda concluir os 40 minutos da sua manobra de frenagem, às 20h do dia 31 de dezembro (horário de Brasília; 17h na Costa Leste dos EUA). A segunda sonda fez o procedimento 25 horas depois.

Apesar de já terem ocorrido mais de cem missões à Lua, incluindo seis viagens tripuladas entre 1969 e 72, os cientistas ainda não sabem o que existe no interior do satélite.

A missão do Grail deve durar 82 dias, mas se as sondas, alimentadas por bateria solar, resistirem ao eclipse solar de junho, a missão poderá ser prorrogada para fazer um mapeamento mais detalhado.

As sondas foram construídas pela Lockheed Martin, e o custo da missão é de 496 milhões de dólares.
----
Matérias similares no Estadão, Terra (com infográfico), JB, iG, R7, Veja, Yahoo, Correio Braziliense, Público - Portugal, Cienctec, AstroPT, DN - Portugal, Astronomia On Line - Portugal e Hypescience
----
E mais:
A Lua Terá Seu Campo de Gravidade Estudado Em Detalhe - Missão GRAIL (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário