quarta-feira, 31 de julho de 2013

Chineses se preparam para pouso na Lua


(Mensageiro Sideral - Folha) Você provavelmente nem ouviu falar disso antes –culpe a discrição do programa espacial chinês–, mas até o fim do ano, provavelmente em dezembro, um jipe robótico vai fazer o primeiro pouso suave em solo lunar em 37 anos. E o mais interessante é ver o tamanho do veículo de pouso –muito maior do que o roverzinho que ele transporta. Estariam os chineses preparando uma missão tripulada à Lua?

Uma série de fotos divulgada pela Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China mostra técnicos realizando testes que precedem o lançamento da sonda, batizada de Chang’e 3. Com os pés da espaçonave e os funcionários do programa chinês na mesma foto, dá para ter uma ótima noção do tamanho.

Em termos do diâmetro, ele não é muito menor do que um veículo LK, projetado pelos soviéticos na década de 1960 para bater os americanos na corrida pela Lua. Menor que o módulo de pouso da Apollo, o LK só tinha capacidade para um cosmonauta.

HERANÇA DE DESIGN
O fato de o módulo de pouso da Chang’e 3 ser avantajado está deixando muita gente na comunidade espacial internacional intrigada. Seria ele o ponto de partida para uma nave tripulada?

Pode muito bem ser, embora o desembarque de astronautas chineses em solo lunar ainda esteja distante. No momento, a principal justificativa para fazer um módulo de pouso grande é usá-la novamente na missão Chang’e 5, prevista para 2017, que fará coleta automatizada de amostras em solo lunar para envio de volta à Terra. Como ela será maior, faz sentido já projetar o sistema de pouso para contemplá-la.

De um jeito ou de outro, o pouso suave de um veículo não-tripulado na Lua será um passo importante no desenvolvimento das tecnologias para levar uma futura tripulação ao satélite natural. E, mesmo sendo apenas um jipinho, a missão Chang’e 3 está longe de ser trivial.

Para que se tenha uma ideia, o último artefato terrestre a alunissar foi a sonda Luna 24, soviética, que pousou em 1976 e enviou alguns gramas de amostra de solo para a Terra. Desde então, os artefatos terrestres que chegaram à superfície lunar simplesmente despencaram lá.

PASSO A PASSO
Será o terceiro lançamento da série Chang’e, batizada em homenagem à deusa lunar chinesa. O primeiro foi um orbitador, lançado em 2007. Em 2010, um novo orbitador, desta vez focado em identificar bons locais de pouso para a Chang’e 3.

A Chang’e 4 deve ser composta por um jipe e um módulo de pouso, como sua predecessora, e a série se fecha com a Chang’e 5, coletora de amostras, em 2017. Documentos de cientistas envolvidos com o programa espacial chinês sugerem que o primeiro pouso lunar tripulado pode acontecer ao redor de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário