terça-feira, 30 de julho de 2013

Empresa privada quer colocar telescópio "público" na Lua

Companhia fará parceria com uma organização sem fins lucrativos.


(Tecmundo) Uma empresa chamada Moon Express firmou uma pareceria com uma organização sem fins lucrativos para enviar um telescópio para a Lua e deixá-lo instalado no polo sul do nosso satélite natural. Para isso, seria necessário enviar uma missão tripulada até lá, coisa que não acontece há mais de 40 anos.

O telescópio ficaria na borda de uma cratera com 4,8 km de altura em relação ao nível da superfície do satélite. Dessa maneira, o telescópio poderia fazer fotos como nunca foram feitas do universo e, claro, da Terra. Além do mais, a empresa pretende disponibilizar acesso público ao telescópio, podendo ele ser controlado por usuários ao redor do mundo.

A missão está prevista para acontecer entre 2015 e 2016 e deve custar algo em torno de US$ 100 milhões, uma quantia bastante razoável para as ambições do projeto. Contudo, um problema poderá ser um grande empecilho, já que o polo sul da Lua registra rotineiramente temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas, o que pode danificar o equipamento com o passar do tempo e dificultar o trabalho de astronautas.
----
Matéria similar na Fundação Planetário

Nenhum comentário:

Postar um comentário