segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sonda americana deve se chocar contra a Lua nos próximos dias


(Apolo11) No próximo dia 21 de abril a Lua deverá receber um novo impacto artificial. Dessa vez o evento será provocado pelo choque proposital da sonda americana LADEE, que atingirá a face escura da Lua.

A sonda robótica Ladee (Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer) foi lançada no dia 6 de setembro de 2013 com o objetivo de coletar dados do ambiente e da tênue atmosfera lunar.

De acordo com o cronograma, a missão deveria durar apenas 100 dias, mas as excelentes condições da sonda permitiram aos engenheiros da NASA estenderem um pouco mais o período de atividade, que encerrará nos próximos dias.

Queda
Atualmente, a orbita da Ladee varia entre 20 e 150 km de altitude e deverá ser severamente reduzida no próximo dia 11 de abril, quando os retrofoguetes da sonda entrarão em ação pela última vez.

Nos últimos dias de vida a altitude do equipamento chegará a apenas 3 km, o que permitirá aos cientistas observarem o terreno lunar e medir a distribuição da poeira próximo ao chão.

Como a gravidade da Lua é bastante desigual, um voo rasante nessa altitude poderá fazer a sonda sofrer perturbações imprevistas, com risco de mergulhar em trajetória fatal ou até mesmo se chocar contra alguma montanha, mas segundo os programadores da missão isso não deverá acontecer e a LADEE deverá "raspar" o solo até atolar nele a 1.6 km/s.

Perda de Contato
Para os engenheiros da missão isso deverá ocorrer do lado escuro da Lua, quando o contato com a sonda será perdido. Assim, no primeiro momento não será possível saber o local exato do choque, que poderá ser revelado através de imagens de alta resolução a serem feitas pela sonda LRO, também em orbita lunar.

Antes do impacto, uma das missões da Ladee será a análise das condições locais durante o eclipse lunar, que ocorrerá em 15 de abril. Segundo os engenheiros, nesse momento a sonda experimentará temperaturas e níveis de luz menores que as habituais, o que será bastante interessante para a análise dos equipamentos de bordo da sonda.

A missão Ladee custou 250 milhões de dólares.
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário