terça-feira, 22 de julho de 2014

Astrônomo esclarece dúvidas de crianças sobre a Lua

Por que a gente anda devagar na Lua? E como os astronautas vão no banheiro? Para as crianças, essa história de andar na Lua é coisa de cinema.


(Fantástico) Há 45 anos, a humanidade realizou um feito fantástico: os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram os primeiros homens a pisar na Lua.

Será que a criançada de hoje sabe disso? Será que entende a importância do que aconteceu? Com a ajuda de um astrônomo especialista em exploração espacial, a gente juntou um trio muito curioso para conhecer o mundo encantado da Lua.

O Léo e a Maria Clara têm 8 anos. O Pedro Henrique, 9. Para eles, essa história de andar na Lua é uma diversão só. Mas o que esses três nunca imaginaram é que, muitos anos atrás, já teve gente andando na Lua de verdade. Para eles, isso tudo é coisa de cinema.

A gente levou essa garotada para uma lua de mentirinha para contar essa história. Quem ajuda é o professor Annibal, doutor em astronomia. “A história do homem chegando na Lua é muito legal. Eles fizeram um foguete muito grande e esse foguete era mais alto que um prédio. E aí eles puseram os astronautas lá em cima, ele subiu e foi aumentando de velocidade cada vez mais. E foi ficando cada vez mais alto e foi ficando tão alto, tão alto, que depois de bastante tempo, eles conseguiram chegar na Lua”, conta ele.

E quem foi o primeiro homem a andar na Lua? “O Neil Armstrong. Ele era um cara muito esperto e conhecia perfeitamente como pilotar as naves”, conta o professor Annibal.

Faz 45 anos. Nas imagens que você vê no vídeo acima, também tem o parceiro dele, o Buzz Aldrin, caminhando lentamente pela Lua.

Por que a gente anda devagar na Lua? “Por causa de duas coisas. A primeira é que na Lua a gravidade é muito baixa. E a segunda coisa é que eles estão com aquela roupa de astronauta, que é muito grossa”, ensina o professor.

Quantas camadas tem a roupa de astronauta? “Onze. A roupa do astronauta tem que proteger ele, porque não tem ar lá fora. Então, ele tem que ficar com o ar lá dentro”, diz.

Eu vi em um filme que tem dois cabos. Um é de oxigênio, e o que é o outro? “O oxigênio entra para respirar e o outro é para sair os gases da respiração”, responde o professor.

Como que é a comida? “Eles têm comida em forma de pasta, bem comprimidinho, bem pequenininhos. Porque eles não podem cozinhar, eles não têm fogão, nem micro-ondas”.

Como que eles vão no banheiro? “Pois é, não tem banheiro na Lua. As roupas dos astronautas já estão preparadas para funcionar como banheiro também. E, depois, eles separam pequenos pacotinhos, que eles jogam fora quando voltam para a Terra”.

Por que a Lua roda na terra? “A lua está órbita da Terra, quer dizer, ela faz um caminho dando volta em torno da Terra. Esse caminho dura 28 dias”, explica o professor.

Se na lua tivesse seres vivos, como eles seriam? “Lá tem pouca gravidade. Então, talvez eles pulassem, seriam seres pequenos e que pulariam bastante”.

A gente pode ir pra lua? “O sonho de todo mundo pode ser realizado”, finaliza o professor.

E o que será que essa turminha quer fazer na lua, hein?
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário