segunda-feira, 21 de julho de 2014

A lua está nos abandonando! Saiba por quê


Lua, não se vá!
(Phys/Hypescience) Nós e a lua tivemos uma boa caminhada juntos. Pode-se dizer até que viemos do mesmo bairro. Há muito tempo, Theia, um objeto do tamanho de Marte, colidiu com a Terra e a lua foi formada a partir dos restos da colisão. Ou seja, nós crescemos juntos (se essa teoria for de fato a verdadeira para o surgimento do nosso satélite natural).

De qualquer forma, contando desde o início, essa relação já dura por 4,5 bilhões de anos. Tivemos bons e maus momentos.

Gravitacionalmente ligados, de braços dados, andamos dentro do carro da nossa família solar cruzando a galáxia.

Agora vem a tragédia. A lua, a nossa lua, quer passear por horizontes mais brilhantes.

Nós costumávamos ser muito mais próximos quando éramos mais jovens, é verdade, e o tempo parecia voar muito mais rápido. Se pensarmos na época em que a lua e a Terra eram crianças, houve um momento em que um dia durava apenas 2 a 3 horas, e a lua estava muito mais perto de nós. Parecia que fazíamos tudo juntos naquela época. Mas, assim como as relações entre as pessoas, os relacionamentos de pedaços enormes de rocha também mudam.

De fato, 620 milhões de anos atrás, um dia passou a ter 21 horas de duração. Agora, os dias se arrastam por 24 horas e estão ficando mais longos, e a lua já está a uma distância média de nós de 384.400 quilômetros. É quase longe demais.

Atualmente, a lua está se afastando de nós por 1 a 2 centímetros por ano. Não há apenas um efeito emocional por ver a nossa amiga de longa data nos deixando: há uma mudança física real acontecendo. Nossos dias estão ficando 1/500 de um segundo mais longos a cada século.

Será que a lua encontrou alguém novo? Alguém mais atraente? Será que é por causa de Vênus, o planeta mais quente em todo o sistema solar?

Na verdade, essa é apenas uma progressão natural. É a gravidade e as forças de maré.

E não, isso não é uma metáfora. A Terra e a lua puxam uma a outra com as suas gravidades. Suas formas são distorcidas e a atração desta força das marés cria uma saliência. A Terra tem uma saliência virada para a lua, e a lua tem uma saliência mais significativa em direção à Terra.

Essas saliências agem como alças para a gravidade, o que retarda sua rotação. O processo permitiu que a gravidade da Terra parasse a lua milhares de milhões de anos atrás. A lua ainda está trabalhando com a Terra para mudar isso, mas vai demorar um longo tempo antes de nos tornarmos presos à ela.

Nesta desaceleração da rotação, energia é perdida pela Terra. Esta energia é transferida para a lua, que está se acelerando, e quanto mais rápido algo orbita, mais e mais longe fica do objeto que está orbitando.

No entanto, nossa relação ainda vai demorar um pouco para se desmanchar. 50 bilhões de anos a partir de agora, 45 bilhões de anos após o sol se cansar de nossas travessuras e se tornar uma gigante vermelha, quando os dias terão 45 horas de duração, a lua vai chegar à conclusão que nada mais está como antes e vai se mudar para seu novo apartamento, pronta para começar sua nova vida. Até lá, nós ainda teremos bons momentos juntos com nossa velha companheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário