Diagrama orbital mostra dois momento da sonda LRO. À esquerda a fase de inserção lunar e à direita a fase de comissionamento.
Durante a fase de comissionamento a LRO passará por uma série de checagens e ajustes de instrumentos e realizará diversas correções orbitais até entrar na órbita circular definitiva a 50 km de altitude, quando terão início as atividades científicas da sonda. Atualmente, a velocidade de deslocamento da LRO é de 40 mil km/h.
LCROSS
Outro evento bastante interessante que ocorrerá nesta terça-feira será o acionamento do foguete Centauro que fará a sonda LCROSS entrar em uma órbita polar altamente alongada ao redor da Terra, necessária para posicionar o conjunto para o impacto lunar previsto para 9 de outubro de 2009, às 11h30 UTC (08h30 pelo Horário de Brasília).
A sonda LCROSS foi lançada junto com a LRO no topo de um foguete Atlas 5 no dia 19 de junho. Algumas horas após o lançamento a LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter ou Orbitador de Reconhecimento Lunar) se separou do conjunto formado pela LCROSS/Centauro e seguiu seu caminho em direção à Lua, enquanto a dupla LCROSS/Centauro (o estágio superior do Atlas 5) seguiu separada próxima à LRO.
Após a manobra o conjunto entrará em uma órbita chamada LGALRO (Lunar Gravity Assist, Lunar Return Orbit) e realizará uma revolução em torno da Terra a cada 37 dias até o momento do impacto lunar em outubro. A manobra ocorrerá às 09h20 pelo Horário de Brasília e será transmitida ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.
As sondas
A missão LRO/LCROSS é composta dos módulos LRO (Orbitador de Reconhecimento Lunar) e do impactador LCROSS (Satélite de Sensoriamento e Observação de Cratera). O orbitador LRO é equipado com instrumentos capazes de medir temperatura, topografia, radiação e níveis de hidrogênio e orbitará a Lua produzindo mapas em três dimensões de 100 regiões diferentes. LCROSS é a sonda impactadora, que se chocará contra uma das crateras na região polar da Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário